Como surgiu o escritório virtual?


Escritório Virtual. Entenda como surgiu e como esse serviço pode ajudar sua empresa.

O termo “escritório virtual” foi usado pela primeira vez em 1983 na revista de uma companhia aérea sobre computação portátil.

O  escritório virtual surgiu devido a vários fatores como o avanço da telefonia móvel e o desenvolvimento da tecnologia da informação, especialmente os computadores portáteis e a internet e da necessidade de redução de custos das empresas com o aluguel de salas comerciais.

O conceito de escritório virtual é uma evolução do aluguel de escritórios físico. No entanto, a inflexibilidade de alugar ou montar um escritório completo não funciona para muitos modelos de negócios, especialmente naqueles onde os empregados estão se deslocando continuamente ou podem trabalhar desde sua casa.

A primeira aplicação comercial de um escritório virtual ocorreu em 1994, quando Ralph Gregory fundou “A Virtual Office, Inc”, na cidade de Boulder, Colorado. Esta empresa expandiu-se na América do Norte e agora é conhecida como “Intelligent Office”.

No Brasil, as primeiras referências são de 1994 quando, após a abertura de mercado, várias empresas multinacionais, regressaram para avaliar novos investimentos no Brasil e com isso necessitavam de estruturas mais flexíveis, trazendo algumas empresas internacionais para prestar este tipo de serviço.

Logo que o seguimento de escritório virtual foi ficando conhecido, em meados de 1995, alguns empreendedores pioneiros resolveram copiar o modelo do escritório virtual, mas dirigidos a usuários com empresas de pequeno e médio porte. Esses escritórios virtuais eram menos estruturados, mas com quase a totalidade de serviços dos grandes escritórios virtuais internacionais. Na época surgiram algumas unidades de escritórios virtuais nas principais cidades brasileiras, que logo interagiram e criaram em 1996, uma Associação para a categoria.

Com o sucesso do seguimento e o apoio da Associação, esses escritórios virtuais  se multiplicaram pelo pais, indicando hoje pelas pesquisas, serem mais de 400, dos quais em torno de oitenta são associados. Atualmente grande parte destes escritórios já possuem múltiplas unidades e prestam serviços não só as pequenas e médias, mas também as grandes empresas, muitas destas internacionais e dos mais diversos seguimentos.

A Fulloffice atual no mercado de escritório virtual desde 2008 e hoje possui 3 unidades, sendo uma na região da Avenida Paulista, outra na Berrini e uma unidade no Butantã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *